Plataforma de streaming lança nesta quarta-feira, 3, catálogo de jogos mobile para os assinantes que usam Android; serviço vem sendo testado há alguns meses.
No início de janeiro de 2019, ao divulgar seus resultados, a Netflix apontou, em relatório, que um de seus principais concorrentes não era nem a HBO, tampouco a Disney, mas sim o Fortnite. A plataforma de jogos com mais de 200 milhões de usuários, à época, era vista como ameaça por conseguir reter o que de mais precioso está em jogo no mundo do entretenimento: o tempo das pessoas. Nesta terça-feira, 2, o serviço de streaming entrou, globalmente, de forma definitiva na mesma indústria de Fortnite ao lançar um catálogo de games mobile, inicialmente disponível aos usuários do sistema Android. No Brasil, o acesso está liberado a partir desta quarta-feira, 3.
Os usuários só precisarão de uma assinatura do Netflix para jogar e não haverá taxas adicionais ou compras no aplicativo. A estratégia para o mundo dos games foi anunciada em julho, quando a empresa enfrentou uma forte desaceleração em novos clientes após anos de rápida expansão, um boom alimentado pela pandemia da Covid-19, em 2020, e uma competição acirrada de serviços como Disney + e HBO Max. Desde setembro, já testa títulos como “Stranger Things: 1984”, “Stranger Things 3: The Game”, “Card Blast”, “Teeter Up” e “Shooting Hoops” no Android para assinantes da Netflix na Espanha, Itália e Polônia.
Em setembro, a Netflix também comprou a desenvolvedora Night School Studio. O mercado da qual a Netflix passa a fazer parte deve movimentar, até 2030, mais de US$ 300 bilhões. Somente o segmento de jogos mobile deve responder por US$ 80 bilhões deste montante. No Brasil, os smartphones já são os devices preferidos dos gamers, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021. Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e colunista da Forbes Brasil, explica que o lançamento da Netflix vai ao encontro da verdadeira disputa do mercado digital: a atenção e recorrência dos consumidores.
“Assim como temos bancos digitais vendendo eletrodomésticos ou aplicativos de mobilidade com soluções financeiras, as empresas inovadoras e digitais buscam resolver os problemas de seus consumidores em um único local. Aquelas pessoas que já consomem séries e filmes online têm a tendência de consumirem outros produtos de mídia digital. Com o lançamento de uma plataforma de games, a Netflix agrada seu público e entra de vez em um mercado que já fatura bilhões de dólares por ano e em franca expansão”, afirma Vitor.